História da música.

História da música é o estudo das origens e evolução da música ao longo do tempo. Como disciplina histórica insere-se na história da arte e no estudo da evolução cultural dos povos. Como disciplina musical, normalmente é uma divisão da musicologia e da teoria musical. Seu estudo, como qualquer área da história é trabalho dos historiadores, porém também é freqüentemente realizado pelos musicólogos. Este termo está popularmente associado à história da música erudita ocidental e freqüentemente afirma-se que a história da música se origina na música da Grécia antiga e se desenvolve através de movimentos artísticos associados às grandes eras artísticas de tradição européia (como a era medieval, renascimento, barroco, classicismo, etc.). Este conceito, no entanto é equivocado, pois essa é apenas a história da música no ocidente. A disciplina, no entanto, estuda o desenvolvimento da música em todas as épocas e civilizações, pois a música é um fenômeno que perpassa toda a humanidade, em todo o globo, desde a pré-história. Em 1957 Marius Schneider escreveu: “Até poucas décadas atrás o termo ‘história da música’ significava meramente a história da música erudita européia. Foi apenas gradualmente que o escopo da música foi estendido para incluir a fundação indispensável da música não européia e finalmente da música pré-histórica." Há, portanto, tantas histórias da música quanto há culturas no mundo e todas as suas vertentes têm desdobramentos e subdivisões. Podemos assim falar da história da música do ocidente, mas também podemos desdobrá-la na história da música erudita do ocidente, história da música popular do ocidente, história da música do Brasil, História do samba, história do fado e assim sucessivamente.

sábado, 2 de junho de 2007

Músicas brasileiras


A



AGUIAR, CELSO: Nasceu em Palo Alto, Califórnia, no coracão do Silicon Valley e cresceu no Brasil na cidade de Salvador, Bahia. Iniciou seus estudos em Música e Composicão com o compositor suiço-brasileiro Ernst Widmer. Desde então tornou-se particularmente interessado na Música Eletroacústica, desenvolvendo em seguida um sintetizador digital controlado por computador em iniciativa pioneira no Brasil. Celso Aguiar tem escrito música para instrumentos tradicionais bem como meios eletroacústicos. A fusão de sons naturais e as mais pugentes transformacoes é uma característica marcante em sua obra eletroacústica, onde transformacão espectral torna-se uma metáfora para transformacão da consciência. Ele encontra-se atualmente trabalhando com o compositor inglês Jonathan Harvey no CCRMA-Stanford University, onde compõe e desenvolve pesquisas em modelamento espectral e espacializacao sonora com modelos físicos. Suas composicões tem recebido vários premios e acolhida internacional e o compositor é frequentemente convidado para eventos envolvendo música e computadores ao redor do mundo. Mais detalhes sobre o trabalho e as pesquisas de Celso Aguiar em http://cm.stanford.edu/~aguiar/.

ALMEIDA, ANSELMO GUERRA DE: Formou-se em Piano em 1977, pelo Conservatório Municipal de Santos, São Paulo. Estudou também no Instituto de artes da UNESP, onde formou-se em composição e regência em 1986, tendo estudado harmonia e contraponto com Michel Phillipot, música contemporânea com John Boudler e música eletroacústica com Igor Lintz Maues. Em 1992 concluiu o Mestrado em Ciências da Computação na Universidade de Brasília, sob a orientação de Aluizio Arcela, com a dissertação Sistema de Composição Musical Algorítmica em Síntese FM.
No Laboratório de Processamento Espectral da UnB, foi pesquisador durante o ano de 1992. Atualmente cursa o Doutorado na PUC de São Paulo, sob a orientação de Arthur Nestrovski. Nesta mesma Universidade é pesquisador no LLS - Laboratório de Linguagens Sonoras, onde realiza atualmente trabalhos em música eletroacústica. A partir do ano letivo de 1998, assume o cargo de professor adjunto nas cadeiras de Composição e Tecnologia Musical do Departamento de Música da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. (Extraído do programa do II Encontro de Música Eletroacústica, realizado em Brasília, DF, Brasil, entre os dias 10 e 15 de maio de 1997, p. 20).


JORGE ANTUNES: Jorge Antunes nasceu no Rio de Janeiro onde realizou sua formação musical tradicional na Escola de Música da Universidade do Brasil (atual UFRJ). Em 1962 começou a se interessar pela música mletrônica, ao mesmo tempo em que ingressava no curso de Física da Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi). Depois de construir vários equipamentos eletrônicos, Antunes fundou o Estúdio de Pesquisas Cromo-Musicais, compondo suas promeiras obras de música eletrônica. Em 1965 ele deu início a pesquisas no domínio da correspondência entre os sons e as cores e compõe uma série de trabalhos a que o nome de CROMOPLASTOFONIAS, para orquestras, fitas magnéticas, luzes, usando também os sentidos do olfato, do paladar e do tato. Em 1969 ganhou uma bolsa de pós-graduação em composição no Instituto Torcuato Di Tella de Buenos Aires. Em 1970 ele continuou suas pesquisas no Instituto de Sonologia da Universidade de Utrecht, com uma bolsa do governo holandês. Em 1971-73 ganhou uma bolsa do governo francês para um curso de aperfeiçoamento no Groupe de Recherches Musicales de l'ORTOF, onde atuou como compositor estagiário sob a orientação de Pierre Schaeffer, Gui Reibel e François Bayle. No mesmo período iniciou o doutorado em Estética Musical na Sorbone, Universidade de Paris VIII, concluído em 1977, tendo Daniel Charles como orientador. Desde 1973 Antunes é professor da Universidade de Brasília onde é Professor Titular desde 1988. Integra, atualmente, a SBME - Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica. Recentemente foi premiado pela RioArte com uma bolsa-encomenda, para composição de uma vox-ballet instrumental e eletroacústico. Suas composições musicais foram premiadas em inúmeros concursos nacionais e internacionais, e estão freqüentemente presentes nas programações dos mais importantes festivais europeus de música contemporânea. Jorge Antunes, talento permanentemente inovador e polêmico, é considerado pela crítica internacional como o líder da vanguarda musical brasileira. (Extraído do programa do II Encontro de Música Eletroacústica, realizado em Brasília, DF, Brasil, entre os dias 10 e 15 de maio de 1997, p. 32).


ALUIZIO ARCELA: Nasceu em Joã Pessoa em 1948. Graduou-se na PUC em 1974, em Engenharia Elétrica. Sua formação musical tradicional foi feita com pofessores paarticulares, destacando-se entre esses os nomes de Hans-Joachim Koelreutter e Esther Scliar. Também naa PUC concluiu o Mestrado em Engenharia Elétrica e o Doutorado em Ciências da Computação. Nos anos 70 estudou música eletroacústica no Instituto Villa Lobos do Rio de Janeiro com Rodolfo Caesar. Em 1974 foi premiado no I Festival Brasileiro de Curta-Metragem, com um filme de 16 mm intitulado Ballet de Lissajous. Com filmagem direta na tela de um osciloscópio, realizou um contraponto de sons concreto-eletrônicos e de imagens cinéticas produzidas pelas composições ortogonais descobertas por Jules Lissajou em 1873. A realização desse filme e de sua trilha sonora marcam o início de uma paixão pela pesquisa em torno das aplicações da composição de movimentos vibratórios simples. Sua pemanete pesquisa, ainda atual, tem dado lugar a uma vasta produção de artigos científicos, obras musicais e espetáculos multimédia. Arcela é professor da Universidade de Brasília, tendo sido um dos idealizadores e fundadores do Departamento de Ciências da Computação onde dirige o Laboratório de Processamento Espectral. (Extraído do programa do II Encontro de Música Eletroacústica, realizado em Brasília, DF.

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