História da música.

História da música é o estudo das origens e evolução da música ao longo do tempo. Como disciplina histórica insere-se na história da arte e no estudo da evolução cultural dos povos. Como disciplina musical, normalmente é uma divisão da musicologia e da teoria musical. Seu estudo, como qualquer área da história é trabalho dos historiadores, porém também é freqüentemente realizado pelos musicólogos. Este termo está popularmente associado à história da música erudita ocidental e freqüentemente afirma-se que a história da música se origina na música da Grécia antiga e se desenvolve através de movimentos artísticos associados às grandes eras artísticas de tradição européia (como a era medieval, renascimento, barroco, classicismo, etc.). Este conceito, no entanto é equivocado, pois essa é apenas a história da música no ocidente. A disciplina, no entanto, estuda o desenvolvimento da música em todas as épocas e civilizações, pois a música é um fenômeno que perpassa toda a humanidade, em todo o globo, desde a pré-história. Em 1957 Marius Schneider escreveu: “Até poucas décadas atrás o termo ‘história da música’ significava meramente a história da música erudita européia. Foi apenas gradualmente que o escopo da música foi estendido para incluir a fundação indispensável da música não européia e finalmente da música pré-histórica." Há, portanto, tantas histórias da música quanto há culturas no mundo e todas as suas vertentes têm desdobramentos e subdivisões. Podemos assim falar da história da música do ocidente, mas também podemos desdobrá-la na história da música erudita do ocidente, história da música popular do ocidente, história da música do Brasil, História do samba, história do fado e assim sucessivamente.

sábado, 2 de junho de 2007

MPB

HERBERT EIMERT: É o grande fundador da música eletrônica. Estudou entre 1919 e 1924 no Conservatório de Colônia (Alemanha) e, de 1924 a 1930, na Universidade local. Já em 1924, escreveu um manual de técnica dodecafônica (Atonale Musiklehre), e por tal feito deve ser visto como um dos primeiros dodecafonistas. Seu Quarteto de Cordas de 1924-1925 configura-se dentre as primeiras obras dodecafônicas alemãs. Entre 1928 e 1933, atua como compositor colaborador da Rádio de Colônia, NWDR, função que será por ele retomada em 1945. Em 1948, assume a direção dos programas musicais noturnos da rádio. Em 1949, em colaboração com Robert Beyer, realiza os primeiros experimentos em composição eletrônica, utilizando os aparelhos da rádio. Em 1951, funda oficialmente o primeiro Estúdio de Música Eletrônica do mundo, junto à NWDR de Colônia. Foi o grande responsável pelo desenvolvimento e pela promoção da Música Eletrônica na Alemanha e na Europa dos anos 50. [...] Através de Eimert, compositores como Stockhausen, Pousseur, Koenig, Ligeti, Kagel etc., puderam realizar suas primeiras obras eletrônicas. Ardoroso defensor do serialismo, Eimert permitiu que o pensamento serial se adentrasse no estúdio eletrônico a partir de 1953, com o ingresso de Stockhausen e Goeyvaerts no Estúdio de Colônia. Sob sua coordenação, 33 obras de 21 compositores foram realizadas até 1961 nessa instituição, quando então Eimert se aposenta de suas funções na rádio e o Estúdio da NWDR é praticamente desativado. A convite da Escola Superior de Música de Colônia - a maior da Alemanha -, Eimert funda aí, em 1965, um outro Estúdio de Música Eletrônica, dando continuidade ao estúdio da rádio. Dirigirá essa instituição até fins de 1971, vindo a falecer em 1972, quando então assume a direção do estúdio, como sucessor de Eimert, seu assistente Hans Ulrich Humpert.

JOSÉ RICARDO CORTÉS ESPINOSA: José Ricardo Cortés Espinosa nasceu na Cidade do México em 1972. Inicia seus estudos em 1979, participando do Ciclo De Iniciação musical da Escola Nacional de Música (ENM) da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), até 1991 ao finalizar o ciclo propedêutico em composição. De 1992 a 1995 participou como integrante do Coro de la ENM, com diversas apresentações em lugares como o Palácio de Belas Artes e a Sala Nezahuacoytl, ao lado de orquestras com a Filarmônica Nacional e a Sinfônica Nacional. A partir de 1994, inicia um trtabalho junto ao Centro Multimédia no estúdio de áudio como técnico de som e compositor de temas originais para spots de radio e televisão, sistemas interativos e sonorização/musicalização em apoio a projetos do CNA. Participou como assistente de som al lado de Dominique Marnas nas obras Roberto Zucco e Los Perdedores dirigidas por Catherine Marnas e Daniel Jiménez-Cacho, respectivamente. A partir 1996 inicia um trabalho de colaboração com as companhias de dança El árbor de pájaros e Com M de Mar (dirigidas por Alejandro Ruiz e Mirna de la Garza), compondo música original e edição sonora. Desde 1995 integra o Módulo de Digitalização e Processamento de Som que integra o curso Herramientas Multimedia para maestros e investigatdores do Canto Nacional de las Artes e para Alumnos de la Escuela Nacional de Pintura, Escultura e Grabado "La Esmeralda". Em junho de 1996 ministrou o Curso de Sound Edit Pro para la Espacialización de Hipermeios, pertenciente ao Programa de Postgrado Nuevas Tecnologias na Universidade Autônoma Metropolitana, Unicade Azcapozalco. Em 1995 iniciou uma série de colaborações com os videomakers Alfredo Salomón e Alejandro Valle.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom esta seu projeto de musicas ta de parabéns!!!

CONTATOS:

MSN: rdg_ita@hotmail.com ENDEREÇO DE E-MAIL:rdg_ita@yahoo.com.br TELEFONE:(33)3231-2806